segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A PAREDE VIVA está com TUDO!

Parede Verde, Parede Viva ou Jardim Vertical é como pode ser chamada a parede revestida por plantas que está com tudo no paisagismo de interiores. Para quem gosta do verde, está antenado com as questões de sustentabilidade, bem estar físico e psíquico e ainda não pode contar com o espaço de um jardim em sua residência pode optar pelo uso dessa parede dentro de sua casa que alem de valorizar a arquitetura tem função de isolante térmico e acústico.


O assunto está tão em alta que esteve presente na Revista Arquitetura e Construção do mês de agosto e na Revista Kaza de setembro e esteve presente na Varanda da Frente da Haus Innen 2010.

A Arquitetura e Construção mostra duas opções de paredes revestidas por plantas, uma composta por samambaias plantadas dentro de blocos de concreto e sua rega é feita de forma automática e outra composta por mudas de liriope, lambari, tostão, véu-de-noiva e chuva-de-ouro que são plantadas em vasos de plástico presos a uma tela metálica.




Opção 1


Opção 2

A Revista Kaza da uma opção mais ousada. Criada pelo eco-friendly Amury Gallon e denominada Jardins Babylone, a Parede Viva é usada como desing e trás realmente o verde dentro de residências, escritorios, lojas, hotéis e são compostas por placas de PVC e fibras hidrófilas recicladas para suporte e enraizamento da planta e rega automática. 


 

A Parede Verde, criada por nós para a Haus Innen 2010 foi composta por samambaias plantadas em vasos de plástico. Primeiramente forramos a parede de alvenaria com lona plástica preta e por cima fixamos uma tela metálica onde foram pendurados os vasos plásticos com as samambaias. Sua rega era feita manualmente já que se tratava de uma mostra de decoração e seria desmontada em poucos dias. Fez sucesso e garantiu muitos elogios!!!